terça-feira, 22 de maio de 2012

SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DOS GASES DO CÁRTER BLOW-BY E (SISTEMA PCV)


Durante o funcionamento do motor uma pequena parte dos gases da combustão passam pelos  anéis dos pistões e guias de válvulas  indo em direção ao carter e tampa de válvulas. Esses gases geram pressões no interior do motor que podem provocar vazamentos, devendo ser eliminado do motor eram lançados para atmosfera causando poluição.






Em 1968, nos EUA  e mais recentemente no Bruasil foi proibido essa prática  devendo ser reaproveitados pelo motor, recirculando internamente, preservando, assim, o meio ambiente, diminuindo a contaminação do óleo e evitando a formação de borras .





O reaproveitamento dos gases é feito por meio de uma válvula -PCV- que instalada no coletor de admissão, funciona pela ação do vácuo, criado pelo motor, durante o funcionamento, promovendo sua ventilação, geralmente, pela tampa de válvulas. Esta tampa é ligada ao filtro de ar; e ao coletor de admissão através da válvula PCV.

Em marcha lenta, com a borboleta aceleradora fechada, o vácuo no coletor de admissão é intenso. Assim, a válvula PCV se mantém, parcialmente, aberta e a ação desse vácuo vai se fazer presente no interior da tampa de válvulas, provocando uma corrente que arrasta os vapores do carter, levando-o ao coletor de admissão onde se juntará a mistura ar/combustível para ser queimado no interior do motor.



Nos regimes de cargas mais altas do motor, quando a borboleta aceleradora está mais aberta, o vácuo no coletor diminui de intensidade. A válvula PCV nesse instante se abre totalmente permitindo um aumenta na recirculação dos gases do carter através dela.


Em altas rotações e carga é aumentado o volume de vapores, nessas condições  a a tubulação da válvula PCV  não é suficiente para eliminar todo os gases, nessas condições os vapores passam por uma espoja metálica (quebra chama) que evita que gotículas de óleo no estado líquido passam então é aspirado  direto pela admissão através de uma mangueira ligada ao filtro de ar.



O entupimento do anti chamas faz elevar as pressões internas do motor e podem provocar vazamentos.


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